Papas de aveia em grão (extra cremosas)

Há uns tempos atrás eu acompanhava o blog de uma mãe que dava papas de aveia em grão ao filho bebé. Eu lembro-me de pensar: “Como é que isso se faz?! Como é que se cozinha aveia em grão?”. Não fazia a mínima ideia. Recordo-me de fazer uma pequena pesquisa e de não ter encontrado quase nada sobre o assunto. Hoje adoro papas de aveia em grão e dou-as também ao meu filho. No início triturava-as, mas ele come-as mesmo assim, sem serem passadas, se estiverem bem cozinhadas.

Está mais que provado que os cereais integrais são melhores do que qualquer suplemento ou medicamento para prevenir e tratar doenças. Não acreditam?! Leiam o livro Como não Morrer do Dr. Michael Greger. Ele não se cansa de frisar que os cereais integrais são um dos melhores aliados da nossa saúde.

Os cereais em grão são a melhor escolha, pois não sofrem nenhum processamento. Geralmente são apenas descascados. Deste modo estão completos, com tudo de bom para o nosso organismo. Assim eles mantêm os nutrientes que se perdem durante o processamento, para fazer farinha ou flocos finos.

A aveia integral tem inúmeros benefícios. Ela é “um faz bem a tudo”. Ajuda a regular o colesterol, o intestino, os níveis de açúcar no sangue e a tensão arterial. É óptima para desportistas e é antiiflamatória. Sabiam que a aveia contém cálcio? E que é excelente para mamãs a amamentar, como eu? Ela ajuda na produção de leite materno, deixando-o mais nutritivo. E estes são apenas uma pequena amostra dos mil e um benefícios da aveia integral. Comer papinhas de aveia em grão ao pequeno almoço é uma óptima maneira de começar o dia com saúde! Experimentem e comprovem como o vosso organismo se vai sentir bem.

Para esta receita eu gosto de cozer a aveia no dia anterior e na manhã seguinte fazer as papas. Isto porque demora a cozer e ninguém quer ficar duas horas a preparar o pequeno almoço. O grãos, ao cozerem lentamente, ficam cremosos e vão  libertando os seus açucares, deixando as papas naturalmente doces. Esta receita é muito versátil. Podem juntar maçã ou pêra em cubinhos ou raladas, banana esmagada no final da cozedura, ou puré de maçã, como sugiro. Ou até uma ou duas tâmaras partidas em pedacinhos, para ficar mais doce. Manteiga de amendoim também fica bem. Experimentem e façam depois como mais gostarem. Quanto aos toppings, neste dia usei um figo, o meu primeiro deste ano, amoras silvestres congeladas e manteiga de amêndoa. Mas é apenas uma sugestão, a escolha fica por vossa conta!

 

Papas de aveia em grão (extra cremosas)

Tempo Total 2 hours
Porções 2

Ingredientes

  • 1 cup aveia em grão Demolhar de cerca de 8h
  • 2 cup água
  • 2 cup bebida vegetal
  • 1 pau de canela
  • 1 casquinha de limão
  • 1 vagem de baunilha
  • 4 c. de sopa puré de maçã

Instruções

  1. Cozer a aveia com duas chávenas de água e uma pedrinha de sal marinho durante cerca de uma hora ou até absorver a água quase toda.

  2. No dia seguinte, num tachinho juntar a aveia com a bebida vegetal, o pau de canela, a casquinha de limão e a vagem de baunilha cortada na longitudinal. Deixar cozer, mexendo, para ficar cremoso, cerca de 20 minutos. No início não é preciso estar sempre a mexer, mas para o final, quando o líquido já estiver quase todo absorvido, é preciso mexer para não se pegar. Para cremosidade juntar mais líquido e deixar cozer mais tempo.

  3. Retirar do lume. Juntar o puré de maçã e envolver bem. Servir com toppings a gosto.

Notas da Receita

Para fazer o puré de maçã basta partir 2 maçãs em pedaços e levar ao lume com duas colheres de sopa de água. Deixar cozer 15 minutos em lume brando, com a panela tapada. Depois é só triturar. Podem juntar um pau de canela à cozedura. O que sobrar guardem num frasco de vidro no frigorífico. É um óptimo adoçante natural.

Comments

  1. Fátima Ramos says:

    Gostei da forma clara e simples como se explica. A receita vou experimentar amanhã. Já costumo usar os flocos de aveia ao pequeno almoço, mas achei interessante este seu foco para os integrais, sem qualquer processamento!

    1. Sílvia says:

      Fátima, muito obrigado. Os cereais integrais são realmente uma melhor opção, pois contém neles a energia completa! Espero que goste!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *