Papas de aveia e courgette (com ou sem cacau)

Já há algum tempo que andava curiosa para experimentar a meter courgette em papas do pequeno almoço. Mas a verdade é que tinha algum receio. Achava que não combinava. Como é óbvio, isto era um preconceito em relação à coitada da courgette, até porque já tinha feito bolos com ela várias vezes. Nesta altura o quintal cá de casa dá-nos courgettes em abundância. Eu gosto de aproveitar ao máximo o que a nossa terra nos dá. Mesmo que isso signifique comer a mesma coisa várias vezes durante a semana. E adoro courgette. Seja assada, salteada, nos estufados com leguminosas, na sopa, com noodles… e porque não nas papas do pequeno almoço!?

A courgette tecnicamente é um fruto e não um legume, tal como a beringela o pepino ou o tomate. Tem poucas calorias (para quem se importa com isso), é muito rica em fibras e óptima para a digestão, ajuda a controlar a tensão arterial e o colesterol, auxilia a memória e a concentração e é rica em ácido fólico. Este último é muito importante para as mamãs grávidas. Então bora lá comer courgette, sobretudo na época delas. Não a descasquem, porque a casca tem muitos nutrientes. Se for biológica melhor!

Para esta receita trago duas versões: com e sem cacau. A courgette tem um sabor neutro, portanto vai saber àquilo que lhe juntarmos. Há uns anos lembro-me de fazer um bolo de courgette e cacau com canela. Adorava-o. Então tentei recriar esses sabores nestas papas de aveia. Mas sem o cacau são deliciosas na mesma. Experimentem das duas maneiras. Costumo ralar a courgette no ralador mais fino, porque o meu baby boy às vezes come comigo e é melhor para ele assim. Mas quando faço só para mim, gosto de ralar no ralador médio. Para adoçar costumo usar banana ou puré de maçã. Fica ao vosso critério. As possibilidades de variação ficam a cargo da vossa imaginação.

5 from 1 vote
Imprimir

Papas de aveia e courgette (com ou sem cacau)

15 minutes
Porções 1

Ingredientes

  • 1/2 cup Flocos de aveia grossos
  • 1 cup bebida vegetal (usei de aveia)
  • 1/2 cup água
  • 1 casquinha de limão
  • 1 c. café canela em pó
  • 1/4 a 1/3 courgette ralada Depende do tamanho da courgette e do vosso gosto
  • 1 c. chá manteiga de amendoim Podem usar outra manteiga de frutos secos ou não meter
  • 1/2 banana ou puré de maçã a gosto
  • 1 c. sopa cacau cru em pó Para a versão com cacau

Instruções

  1. Juntar os primeiros 6 ingredientes num tacho e levar ao lume brando. Mexer enquanto coze, mais ou menos de 5 a 10 minutos. Vão vendo a consistência. Se necessário juntar mais água ou bebida vegetal. Mexer as papas de aveia enquanto cozem torna-as mais cremosas. 

  2. Retirar do lume e juntar a manteiga de amendoim, a banana esmagada e o cacau, para a versão com cacau.

  3. Servir com os vossos toppings favoritos. Quando faço com cacau gosto de servir com iogurte vegetal e kiwi.

 

Comments

  1. Joana says:

    5 stars
    Acho que vou ter de experimentar 😜

    1. Sílvia says:

      Joana, experimenta e depois diz como correu!! 😀😉

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *