Folar de laranja e abóbora (vegan)

Já andava há algum tempo a testar receitas e finalmente este folar de laranja e abóbora saiu como eu pretendia!

Os bolos de massa lêveda são um dos meus “pontos fracos” relativos à alimentação. Adoro! E na maior parte das vezes tenho de me esforçar para parar de comer! Quem nunca!!! E estas épocas festivas são mais um pretexto para fazer e comer!

Usei abóbora porque ainda tenho bastantes da colheita do Outono. Escolhi uma variedade doce de abóbora menina para fazer o puré. Se sobrar muito podem fazer  esta receita, ou esta, ou esta. Todas deliciosas!

Coisas sobre a receita… Podem usar farinha de espelta. A curcuma é opcional. Eu uso-a para o bolo ficar com um tom mais amarelo. Acho que fica mais bonitinho. Desta vez usei açúcar mascavado, mas também já usei açúcar de coco. Podem também usar um adoçante líquido da vossa preferência.

Quando faço massas lêvedas uso uma quantidade minima de fermento. Por este motivo a massa tem de ser bem amassada e tem de ficar a levedar mais tempo. Desta maneira fica mais saborosa e mais digesta. Eu usei o robot amassador, mas faz-se perfeitamente à mão. Deixei a levedar perto de 4 horas. Podem deixar mais, se tiverem tempo.

Gosto destes bolos com uma crosta macia. Para isso pincelei com óleo. Usei óleo de girassol por não ter sabor, nunca experimentei com outro. Quando retirarem o bolo do forno podem cobri-lo com um pano de cozinha húmido e deixar arrefecer. Isto faz com que a crosta do bolo não fique seca. Se gostarem destes bolos com a crosta crocante não façam estes procedimentos. Cada um tem as suas preferências.

No final terão um folar fofinho, macio e muito saboroso. O sabor faz-me lembrar os sonhos de abóbora do natal. Podem juntar sultanas à massa, ou frutos secos, ou pedacinhos de chocolate, para os mais gulosos. Experimentem e partilhem! Boa Páscoa.

Folar de laranja e abóbora (vegan)

Tempo de Preparação 40 minutes
1 hour
Tempo de repouso 3 hours 50 minutes
Tempo Total 1 hour 40 minutes
Porções 8 fatias

Ingredientes

  • 1,5 cup Farinha de trigo T65
  • 1 cup Farinha de trigo integral
  • 1 c. de café Sal
  • 2 c. de chá Canel em pó
  • 1 c. de chá Erva doce
  • 1 c. de café Curcuma
  • 3 c. de sopa Açúcar mascavado Ou açúcar de coco, ou outro adoçante
  • 1 Ovo de linhaça 1 c. de sopa de linhaça moída com 3 c. de sopa de água
  • 5 g Fermento fresco
  • 55 ml Leite de soja morno Ou outra bebida vegetal
  • 45 ml Óleo de girassol Pode ser azeite
  • 3 c. de sopa Puré de abóbora Ver receita nas notas
  • 1 Laranja grande Sumo e raspa
  • óleo de girasssol para pincelar

Instruções

  1. Dissolver o fermento no leite de soja junto com 3 colheres da sopa de farinha T65. Mexer até ficar homogéneo e deixar repousar cerca de 30 minutos coberto com um pano.

  2. Preparar o ovo de linhaça juntando a mesma com 3 colheres de sopa de água e reservar.

  3. Misturar todos os ingredientes secos numa taça. Abrir um buraco no centro e aí juntar o óleo, o puré de abóbora, o sumo e a raspa da laranja, o ovo de linhaça e a mistura do fermento. Misturar.

  4. Amassar. Quanto mais tempo melhor, cerca de meia hora ou até a massar ter uma textura bem lisa. Amassei cerca de 25 minutos no robot amassador. Formar uma bola, polvilhar com farinha e deixar levedar cerca de 3 horas.

  5. Voltar a amassar ligeiramente. Tirar uma pequena porção de massa para fazer a decoração. Formar uma bola e com o pedacinho restante fazer um rolinho e colocá-lo por cima da bola, formando uma espiral.

  6. Deixar levedar mais meia hora. Eu deixei dentro de uma forma pequena forrada com papel vegetal.

  7. Pincelar com óleo e levar ao forno pré aquecido nos 160ºC, cerca de 1 hora. A meio da cozedura pode voltar a ser pincelado com óleo para ficar com uma crosta macia. Deixar arrefecer em cima de uma rede.

Notas da Receita

Para fazer o puré cozi a abóbora com um pau de canela, uma casca de laranja e 3 a 4 colheres de sopa de água. Deixei cozer cerca de meia hora em lume muito brando. Depois triturei bem até ficar um puré aveludado.

 

Folar de laranja e bóbora

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *